O Manchester United resgatará uma tradição antiga, proibida na Inglaterra desde 1994 – o hábito dos torcedores de assistirem aos jogos de futebol de pé.

Segundo o jornal The Guardian, o setor que clube o pretende criar terá capacidade para 1.500 pessoas. A iniciativa já recebeu a permissão do conselho de Trafford, autoridade local do município metropolitano de Trafford, Grande Manchester.

Para que isso aconteça, serão instaladas barras de segurança acopladas às cadeiras no estádio, chamadas de “rail seats”. Nesse tipo de assento, os bancos se retraem quando não há ninguém sentado, permitindo o espaço para ver jogo de pé.

A medida, que foi solicitada pelo clube há alguns meses, que, segundo o clube, dá mais libertade para torcer e contribui para a atmosfera do estádio, será testado durante as partidas. Se a experiência for bem sucedida, o clube estuda amplia-la para outros setores. O espaço fica no quadrante nordeste do Old Trafford.

A Inglaterra baniu os setores em pé dos estádios de futebol em 1994, por conta do desastre de Hillsborough em 1989, onde 96 torcedores do Liverpool morreram e 766 foram pisoteados por causa da superlotação do estádio, além de seu estado de conservação.