Não é raro ver pessoas que têm pavor de obras e as consideram como verdadeiros sinônimos de desgastes, dores de cabeça e muitos gastos! Mas vale lembrar que quando você contrata uma equipe verdadeiramente profissional e que se empenha no que faz, muitos destes problemas são amenizados ou simplesmente deixados de lado.

            Mas afinal, como saber quais são os principais desafios de um canteiro de obras e como evitar estes desgastes? Para nos ajudar, convidamos o responsável pela construtora Jacitara, o empresário Josué Eraldo da Silva!

  • Desafio 1: Alterações no projeto quando a obra já iniciou

            Normalmente os projetos são são feitos para evitar problemas e estresse no meio de todo o processo. Mas é muito comum que o cliente venha com alguma ideia nova depois que tudo já foi iniciado.

            Para driblar o fato, Josué Eraldo da Silva indica que é essencial procurar entender todos os detalhes e verificar o que exatamente o cliente quer: “o diálogo é essencial” – diz.

            Se ainda assim for preciso modificar algo, explique tudo o que haverá por trás das mudanças, franqueza é primordial neste tipo de relação para que no final tudo seja aprovado pelo contratante.

  • Desafio 2: Obra com preço maior que o previsto

            Certamente não é sempre que seu cliente estará disposto a estourar o orçamento! Por isso é essencialmente necessário que se tome muito cuidado na hora de cotar. É preciso sempre levar em conta margens de erros, tributos e inclusive a taxa de desperdício.

            Josué Eraldo da Silva menciona que é interessante fazer listas com todos os materiais que serão necessários e acrescentar o preço meio de cada um deles para apresentar ao cliente e diminuir a incidência de erros.

  • Desafio 3: Obra mais longa que o esperado

            Sem dúvidas este é outro desafio que preocupa os profissionais e o cliente na execução de uma obra. Josué Eraldo da Silva explica que no momento de montar o projeto é primordial verificar quanto tempo de leva para executar cada atividade na obra. Só após fazer isso e ter segurança é que se deve falar com o cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui